quinta-feira, 30 de agosto de 2018

O Deus da Agricultura Provou Cem Ervas

Na antiguidade remota a vida era extremamente dura. Para sobreviverem os homens eram constantemente obrigados a caçar animais, pássaros e frutos silvestres, desafiando íngremes montanhas, transpondo largos rios, suportando frios rigorosos do inverno e calores ardentes no verão, e correndo incalculáveis riscos.

No entanto, nesses tempos, não existiam doenças razão pela qual, ninguém adoecia.

Qual então a razão que a humanidade começou a sofrer de tantas diversas pestes e todas as demais enfermidades que se têm vindo a arrastar até aos dias atuais? A história para este questionamento encontra-se no mito abaixo:


Numa remota região do mundo estende-se a cordilheira Kunlun no seio da qual outrora se encontrava o Reino de Xi. Este era controlado por uma deusa, Rainha-Mãe do Oeste, que habitava nos cumes da montanha de Jade majestosamente situada no centro de seus territórios. Por uma das vertentes da montanha descia um riacho de águas transparentes que dava origem ao famoso Lago de Jade.


Aí, o clima era sempre suave e agradável durante as quatro estações e a vegetação mantinha-se verdejante e a atraente durante todo o curso do ano. Pelas encostas da montanha e pelas margens do lago cresciam múltiplas variedades de flores e uma imensidão de ervas flagrantes e ali viviam aves e animais de todo o tipo de espécie.

Contava-se que uma panaceia produzia neste lugar, tratava-se dos famosos pêssegos da imortalidade cujas as árvores eram fertilizadas por fragmentos de jade vindos da montanha com as enxurradas e regadas com as aguas do lago de jade.

Somente uma vez de três em três mil anos os pessegueiros floresciam e davam frutos. Bastava que uma pessoa comesse um desses frutos para ter assegurada a vida eterna.

Segundo a tradição, o Deus Houyi foi pedir a panaceia a Rainha-Mãe do Oeste, desafiando todas as dificuldades e perigos.

No excelso e etéreo cúmulo da montanha de jade erguia-se o luxuoso palácio onde morava a Rainha-Mãe do Oeste. Esta tinha a seu serviço três imponentes aves de cabeça vermelha, olhos pretos e penas verdes que se chamavam respectivamente; Dali, Shaoli e Quingniao. Dali estava encarrado de diariamente trazer suculentos frutos para Rainha-Mãe, Shaoli encarregava-se do abastecimento de água e Quingniao tinha o cargo de mensageiro.

Além dessas, a Rainha-Mãe tinha também aos seus serviços uma outra ave, de três pernas, olhos perspicazes e garras aguda, a qual sobrevoava dia e noite a sua residência guardando o lugar e patrulhando o horizonte.



O Imperador Celestial tinha posto a cargo da Rainha-Mãe do Oeste a proteção dos preciosíssimos pêssegos da imortalidade e tinha-a encarregado de manter hermeticamente cerrados os portões das três grutas da cordilheira Kulun onde estavam encerrados uma multidão de bichos venenosos e animais pestíferos que, se postos em liberdade, poderiam alastrar-se por toda a parte infestando a humanidade com as mais terríveis doenças. Os portões destas grutas estavam fechados com colossais batentes de pedra e, devido a sempre estarem fechados, as suas frinchas e gonzos tinham-se coberto com musgoe uma ferrugem pedrosa de uma grande espessura, gradualmente acumulados através de milhares e milhares de anos.

Porém, um acidente imprevisto aconteceu...

Um dia quando a ave de três pernas voava pelos céus acontecer de passar pelas grutas e ouvir os gemidos miseráveis dos bichos venenosos e dos animais pestíferos. Cheia de curiosidade tentou espreitar para o interior das fendas dos portões a ao ouvirem os ruídos os prisioneiros suplicaram-lhe insistentemente para ela os libertar.

Ao que a guardiã respondeu:

 ­- Por ordem do Imperador Celestial vocês deverão permanecer fechados dentro das grutas e de resto as chaves estão nas mãos da Rainha-Mãe do Oeste. Além disso, vocês são declarados nocivos a propagação raça humana e eu tenho ordens estritas de não vos abrir os portões.

- Por favor, abra só um pequena fresta para nós sentirmos um pouco de ar fresco porque estamos muito abafados. Ninguém duvida da sua grande bondade.

- Não, não posso abrir os portões, porque sei que vocês vão se aproveitar da mais ínfima oportunidade para escapar – disse lhe a ave de três pernas.

- Fique descansada, isso jamais vai acontecer – retorquiram os bichos e os animais numa voz melancólica e dolorosa. – Garantimos não a comprometer de modo algum se nos fizer um tão grande favor como o de nos deixar respirar um lufada de ar fresco.

Crédula e condoída, a ave de três pernas acreditou no que lhe diziam e voou ao palácio da Rainha-Mãe do Oeste para ir buscar a chave.

A deusa estava dormindo, e bastou a ave abrir cuidadosamente e silenciosamente uma grande caixa de pedra para de lá tirar uma chave pesando umas boas dezenas de quilos. De volta à gruta mal entreabriu o portão que os bichos venenosos e animais pestíferos se precipitaram para sair. A ave quis fechá-lo novamente mas já era tarde demais... Por mais que se esforçasse todos os animais e bichos que lá se encontravam debandaram rapidamente e dispersaram-se num abrir e fechar de olhos.

Ao ser informada do ocorrido a Rainha-Mãe do Oeste ficou tão espantada quanto furiosa pelo que a ave de três pernas tinha feito. A deusa mandou imediatamente as outras três aves juntamente com seus mais ágeis ministros que tinha grande capacidade de voar para prender novamente todos os animais, mas seus esforços restaram infrutíferos, uma vez que rapidamente se espalharam e se esconderam.

Desde então, pestes e doenças começaram a contaminar a humanidade e a se alastrar por toda a parte. Felizmente que a ave de três pernas abriu um só portão, caso contrário seria difícil imaginar a quantidade de doenças ainda mais horríveis que poderiam vir a afligir os mortais.

Realmente uma das maiores desgraças que a humanidade sofreu foi ter sido posta a mercê de tais pestes e enfermidades.

Ora, nesses tempos havia um homem denominado de Deus da Agricultura. Ele não era apenas inteligente e laborioso como também se dedicava em servir, de todo o seu coração, os outros.

Contava-se que tinha sido ele o grande inventor da agricultura. Na antiguidade remota os homens viviam principalmente da caça, mas com o passar dos tempos a população procriou-se, o que fez com que o número de animais selvagens diminuíssem, de tal modo que, para sobreviverem, os homens não tiveram outra alternativa senão se alimentarem de ervas-selvagens pouco comestíveis.

Foi então que, de modo a assegurar a todos os de sua povoação um mínimo de alimento, o homem começou a arrotear o solo as terras em volta de onde vivia e a cultivar cereais a título experimental.

Graças ao sucesso dessa experiências os demais seguiram o exemplo cultivando cereais. Daí em diante a vida população ficou garantida em alimentos em todas as estações do ano. A partir disso, o povo começou a chama-lo de Deus da Agricultura.

Ao ver que peste e enfermidades afligiam a população, o Deus da Agricultura ficou muito triste, logo, começou a pensar em soluções, se questionando se haveria meios de conseguir descobrir plantas medicinais para as doenças.

Todavia, existindo no mundo uma tão grande variedade de plantas como podia ele definir as características terapêuticas de cada uma e saber quais ervas especificas ao tratamento de cada doença? Inspirado pelo seu ideal de salvar a humanidade decidiu-se então provar todas as espécies de plantas e assim, cotidianamente, o Deus da agricultura passou a percorrer as montanhas examinando criteriosamente a sua flora e provando separada e minuciosamente o saber de todas as plantas e ervas.




Não tardou a reconhecer que cada planta se distinguia pelo seu sabor característico, sendo umas doces, outras amargas, outras ainda picantes ou salgadas; umas aquecendo o corpo, outras esfriando-o; umas atuando como desinfetantes, e outras como venenos. Diz-se que certo dia, no curso de suas pesquisas, o Deus da Agricultura foi envenenado umas setenta vezes tendo sobrevivido ileso graças a só ter provado uma quantidade ínfima de cada planta venenosa, caso contrário, jamais conseguiria voltar ao seu estado normal.

Tendo sido informado dos esforços louváveis do Deus da Agricultura, o Imperador Celestial ficou tão impressionado que enviou-lhe um mensageiro com um chicote mágico denominado Chicote Ôcre devido sua cor terrosa. Daqui em diante bastava o Deus da Agricultura atingir uma planta com seu chicote, que está lhe transmitiria as suas qualidades medicinais. Assim por exemplo, se após tocar uma planta o chicote ficasse vermelho, significava que a planta tinha propriedade de calor, se ficasse branco erra propriedade de frio, se mantivesse sua cor é porque a planta não tinha qualquer propriedade medicinal e se ficasse preta é porque era extremamente venenoso. Tratava-se realmente de um instrumento celestial!

Tendo o grande inventor da agricultura e das propriedades medicinais das plantas, que estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento e bem estar da população até os dias de hoje, os homens continuam a citar respeitosamente o nome do Deus da Agricultura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Salgueiro.

Não há desmerecimento às outras árvores quando o salgueiro é referido como sagrado, pois a árvore carrega este título desde tempos lo...