sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Anteu.


Anteu era filho de Posêidon e de Gaia, ou seja, a Terra. Ele era gigante, assim como seu irmão Polifemo, mas tinha dois olhos. Anteu que tinha força descomunal, fizera o propósito de construir um templo a Posêidon com crânios de seres humanos. Por isso ele era o terror dos que passavam pelo deserto da Líbia.
Ninguém, por mais forte que fosse, conseguia vencê-lo, pois Anteu sempre recorria á ajuda de sua mãe, a Terra. O simples fato de seus pés tocarem o chão fazia com que suas forças se renovassem sempre, o que o tornava incansável e invulnerável.

Certa vez, Héracles resolveu medir forças com ele. Anteu já se vangloriava de ter conseguido uma nova vítima. No entanto, o adversário era mais difícil que ele imaginava. Anteu foi derrubado três vezes, e três vezes se levantou recuperado, ainda com maior força e disposição. Finalmente, Héracles descobriu o segredo do adversário. Então pegou o gigante pela cintura e o ergueu. Mantendo-o longe do chão, apertou-o contra o peito. Sem poder respirar nem tocar a terra, sua mãe, o gigante morreu sufocado.

Fonte: Les plus belles légendes de la mythologie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Salgueiro.

Não há desmerecimento às outras árvores quando o salgueiro é referido como sagrado, pois a árvore carrega este título desde tempos lo...